Governo autoriza 8 ME para variante e nova ponte em Trofa

O Ministério das Infraestruturas autorizou a realização de despesa, até ao montante global de oito milhões de euros, no troço entre Santana e Trofa da variante à Estrada Nacional 14, que inclui uma nova ponte sobre o rio Ave.

Em portaria publicada em Diário da República, assinada pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, é autorizada a realização de despesa ao longo dos próximos três anos.

Em 2022, a despesa pode ir até pouco mais de 457 mil euros, estando o grosso do investimento autorizado para 2023 (cerca de 4,7 milhões de euros) e 2024 (2,8 milhões). O investimento será realizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

O troço entre Santana e Trofa, com um investimento associado de oito milhões de euros para uma extensão de 2,4 quilómetros, tem por objetivo, desde logo, eliminar os constrangimentos no atravessamento do centro urbano da Trofa e da travessia do rio Ave, através da construção de uma nova ponte na sua zona mais estreita.

A nova ponte será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte. O tabuleiro da nova ponte terá uma extensão de 163 metros.

Melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação de caminho-de-ferro, diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino ao tecido industrial e comercial existente implantado nas margens do rio e reabilitar as margens do Ave são outros dos objetivos do troço entre Santana e Trofa.

O projeto prevê ainda a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações.

A EN14 liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão (Braga), Trofa e Maia (Porto).

Segundo a Infraestruturas de Portugal, as intervenções no corredor da EN14 entre Maia e Vila Nova de Famalicão visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade “numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caracterizam a atual estrada”.

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