Gondomar investe três milhões na reabilitação da urbanização da Gandra

A câmara de Gondomar vai investir três milhões de euros na reabilitação da urbanização da Gandra, em São Pedro da Cova, um conjunto habitacional com 40 anos e que nunca sofreu obras.

“Desde 2015 que tem sido prioridade do município a intervenção e começamos a trabalhar na mesma através da contratação de projetista, elaboração, aprovação e revisão do projeto, e um concurso que já teve que ser anulado, uma vez que a empresa vencedora, depois de adjudicada a obra, desistiu”, descreveu à agência Lusa o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins.

O autarca, que tomou posse em 2013, recordou que “em 2011/2012 chegou a estar prevista a demolição das 227 habitações [moradias geminadas em banda] para construção de um mega edifício de habitação coletiva com seis pisos. Descartamos esse projeto de imediato”.

Em causa está o terceiro conjunto habitacional mais antigo do concelho, que “nunca teve qualquer intervenção em 40 anos”, acrescentou Marco Martins.

A obra representa um investimento de cerca de três milhões de euros, com 30 por cento de comparticipação comunitária, e prevê a reabilitação da cobertura e da envolvente exterior, bem como obras de melhoria da eficiência energética e de reabilitação e construção de muros envolventes à urbanização municipal.

O prazo de execução é de 500 dias e o arranque da empreitada está agora dependente da aprovação do Tribunal de Contas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.