Projeto GELCLAD chega ao fim com revestimento em fachada de Gijón

A cidade de Gijón, nas Astúrias, recebeu a reunião de encerramento do projeto GELCLAD, um projeto financiado pela União Europeia que consistiu no desenvolvimento de um produto de isolamento que permite contribuir para o aumento dos níveis de eficiência energética dos edifícios.

O projeto foi executado por um consórcio coordenado pelo Instituto Pedro Nunes e composto por 12 parceiros de cinco países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia), que foram recebidos no município de Gijón por representantes do governo da região das Astúrias e de diversas entidades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e, ainda, um avaliador da Comissão Europeia.

Com um orçamento de 5,5 milhões de euros, dos quais 4,7 são suportados pela União Europeia, o projeto GELCLAD criou um sistema avançado de isolamento de fachadas modulares, composto por um núcleo de aerogel e nano-isolante e uma camada de revestimento final feita de material ecológico.

Jorge Corker, coordenador do projeto, apontou o potencial de redução do consumo de energia e das emissões de CO2 deste novo revestimento, que, afirma, permite “ganhos até 40 por cento de eficiência de isolamento”.

A ideia que presidiu ao projeto era criar um sistema compósito custo-efetivo, durável, industrializado e fácil de instalar. O núcleo de aerogel e o revestimento formam um único produto. O sistema pode ser construído com materiais passivos pré-programados, capazes de responder de forma dinâmica a estímulos ambientais e controlar o fluxo de ar na fachada.

O projeto estava estruturado em oito objetivos:

- Proporcionar ao mercado uma nova e melhorada solução de revestimento externo;

- Criar uma solução de alta performance a custos aceitáveis;

- Criar um revestimento inovador e durável;

- Fornecer uma resposta realista e competitiva com sistemas mais complexos;

- Transferir o estado-da-arte da nanotecnologia e materiais inteligentes para a economia real;

- Reforçar o foco na sustentabilidade do mercado do isolamento;

- Dar uma resposta ao plano de renovação do edificado em curso na Europa (com os edifícios de necessidades quase nulas de energia) através de uma solução versátil;

- Promover a certificação do mercado do isolamento.

Os promotores do projeto esperam, com este material, dar um novo fôlego ao setor da reabilitação urbana.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.