Gare do Arco Cego vai ser reconvertida por 10,5 milhões

A Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico lançou um concurso público que visa a empreitada de reconversão da Gare do Arco Cego no Técnico Learning Center. O concurso tem o valor base de 10.500.000 euros.

O projeto de reconversão da Gare do Arco do Cego prevê a requalificação das edificações que restam da antiga estação da Carris.

A operação de reconversão da antiga Gare do Arco do Cego tem por foco a reabilitação e consolidação da edificação do existente, “dotando-a das condições espaciais, funcionais e ambientais essenciais para a sua ocupação, visando uma grande flexibilidade de utilização”, lê-se na página do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

“O projeto de arquitetura parte da intenção clara de revelar e potenciar a amplitude espacial das naves, marcada pela presença da luz zenital e pelo ritmo, dinamismo geométrico e esbelteza da estrutura metálica, assegurando a salvaguarda e valorização daqueles que são os elementos que melhor definem a essência e identidade arquitetónica do edifício”, referiu ainda o instituto.

A reconversão da Gare do Arco do Cego, com “ambição icónica face à cidade e ao território abrangente do conhecimento”, tem por objetivo acolher novas valências letivas e não-letivas necessárias ao funcionamento do Campus da Alameda, “de modo a dar uma melhor resposta ao atual paradigma educativo, centrado no papel ativo do aluno no processo de ensino-aprendizagem”.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 12 de junho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a partir dessa data. O prazo de execução do contrato é de 570 dias, o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço e vão ser usados critérios ambientais.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/159792548

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.