Gaia lança concurso para elevador e escada rolante no centro histórico

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia lançou um concurso público para a dotação de ligações mecânicas no centro histórico. A empreitada tem um investimento de 900 mil euros e um prazo de execução de seis meses.

A construção destas ligações mecânicas implica a demolição de muros e pavimentos, a remoção de postes de iluminação, a sinalização de trânsito e elementos de mobiliário urbano, a repavimentação e o redesenho do espaço público, lê-se no documento publicado em Diário da República.

Além disso, envolve ainda a introdução de dois elevadores, a criação de uma estrutura metálica de suporte aos elevadores e de um passadiço suspenso de ligação ao arruamento de General Torres e reconstrução dos muros em betão com revestimento a granito (reutilização da pedra resultante do desmonte).

Em causa está a colocação de um elevador e de escada rolante entre o Jardim do Morro e a Serra do Pilar.

Em maio de 2021, havia sido lançado um concurso idêntico, contudo ficou deserto, confirmou à agência Lusa fonte da autarquia.

Este projeto foi anunciado em 2015, quando o autarca levou a reunião de câmara a versão “semifinal” do plano de desenvolvimento urbano do Município, o qual seria alvo de candidaturas a fundos comunitários no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

O documento publicado em Diário da República informa que as candidaturas podem ser apresentadas até 8 de março, os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 90 dias a contar dessa data e o critério de adjudicação é o custo.

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/02/025/414972351.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.