Formação sobre proteção anticorrosiva em ligas metálicas

A AJL, empresa do Grupo IEP, está a promover uma ação de formação de 16 horas sobre proteção anticorrosiva em ligas metálicas, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.

Este curso pretende desenvolver competências técnicas na área da proteção anticorrosiva por aplicação de pintura nas empresas, elucidando para a correta especificação do esquema a utilizar, para as condições de aplicação e inspeção.

A ação poderá realizar-se em formato presencial, nas instalações da AJL, em Vila Nova de Famalicão, ou nas instalações da empresa cliente.

Uma edição irá decorrer a 4 e 5 de maio, e uma outra edição está agendada para 21 e 22 de setembro.

“A corrosão de materiais é um fenómeno de deterioração natural e inevitável com elevados impactos económicos, ambientais e de segurança de pessoas e bens. Alguns exemplos de elementos mais suscetíveis a corrosão são edifícios civis e industriais, reservatórios, tubagens, estruturas metálicas, entre outros”, referiu a AJL em comunicado divulgado.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Materiais, estima-se que os custos diretos da corrosão afetem três a quatro por cento do PIB do país, e que mais de 20 por cento destes custos possam ser evitados através do conhecimento e adequada implementação de medidas e tecnologias de controlo, de prevenção e de proteção anticorrosiva.

“Com os desafios decorrentes das normas aplicáveis a produtos metálicos, nomeadamente a marcação CE EN 1090 e ISO 12944, é importante dotar os técnicos das empresas fabricantes ou utilizadoras de estruturas metálicas de conhecimentos mais aprofundados de como minimizar os efeitos negativos da corrosão”, acrescentou a empresa.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.