Formação sobre Gestão e Digitalização na Construção 4.0

O Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (IC-FEUP) está a promover a primeira edição da formação sobre Gestão e Digitalização na Construção 4.0, que irá decorrer a 27 e 29 de setembro, em formato online.

“A gestão digital na era da Construção 4.0 requer capacidades ao nível das pessoas, dos processos e das tecnologias. A digitalização do setor tem transformado a forma de colaboração entre os agentes. Processos construtivos inovadores, o uso de novas tecnologias e a implementação de sensores em obra potenciam avanços no campo da produtividade, da segurança e da qualidade, ao mesmo tempo que aumentam a complexidade da gestão da informação”, refere o IC-FEUP em comunicado.

De acordo com o Instituto da Construção, o conhecimento de um conjunto de ferramentas e técnicas aplicáveis à Construção 4.0 é fundamental para orientar a implementação bem-sucedida de ações inovadoras.

Neste curso serão abordadas as “mais promissoras” inovações e apresentados casos de uso de trabalhos em desenvolvimento.

Nesta sessão, serão abordados temas como a “Gestão de Pessoas, Processos e Tecnologias para a Construção 4.0.”, “Digitalização e Transformação das Cadeias de Valor”, “Construtibilidade e Construção off-site”, “Estaleiros do Futuro”, “Produtividade e a Sensorização em Obra” e “Digital Twins e Plataformas de Integração”.

A formação destina-se a arquitetos e engenheiros, empresas de construção e reabilitação, empresas de fiscalização, técnicos de câmaras municipais e finalistas de arquitetura e de engenharia civil.

A participação na formação carece de inscrição que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.