Felgueiras requalifica a ligação de Moure à A11

A Câmara de Felgueiras vai iniciar esta semana a requalificação da estrada municipal que liga Moure a Macieira da Lixa, um dos principais acessos à Autoestrada 11 (A11), num investimento de cerca de 600 mil euros.

Segundo aquele município do distrito do Porto, a estrada vai ser alargada em alguns pontos e dotada de novo piso betuminoso e passeios.

“A requalificação prevista visa essencialmente melhorar as condições de circulação pedonal nesse troço, sem intervenções profundas no seu traçado longitudinal”, lê-se na memória descritiva do projeto.

Aquela obra é reclamada há anos pela população, inclusive através das juntas de freguesia, devido à degradação do piso e ao facto de atravessar zonas com elevada densidade populacional.

A área de intervenção vai abranger as ruas da Igreja, de Simães (junto à escola primária), parte do Largo da Igreja e o arranque da rua do Calvário. A travessa do Covelo e a rua do Poder Local também serão requalificadas na empreitada.

A obra contempla, por outro lado, as infraestruturas de drenagem de águas pluviais, beneficiando da existência de passeios em pelo menos um dos lados do arruamento.

Em pontos onde há habitações nos dois lados do arruamento, condicionando o seu alargamento, está prevista a aplicação de uma faixa de 50 centímetros de calçada em cubo de granito, que serve de marca diferenciadora para condutores e peões.

Na rua de Simães, devido à existência de inúmeros carvalhos, não será possível o alargamento do arruamento para permitir a colocação de passeios. No entanto, as faixas serão dotadas de valeta diferenciada em cubo de granito.

A memória descritiva refere ainda que para aumentar a segurança entre veículos e peões foram previstas algumas medidas adicionais à sinalização, nomeadamente a instalação de guardas laterais de madeira.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.