FCUP testa alternativas sustentáveis para construção em cidades

Fotografia: Parede impressa em 3D, com uma mistura à base de argila, um dos materiais do projeto_Instituto Avançado de Arquitetura da Catalunha

Uma equipa de arquitetos paisagistas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está a explorar e testar um conjunto de biomateriais e materiais biomiméticos (que simulam sistemas vivos), inspirados na natureza, para serem aplicados em ambientes urbanos.

O que se pretende é que estes possam ser alternativas aos materiais tradicionais de origem fóssil ou a emissores de CO2 no seu processo de fabrico. O foco é avaliar o seu potencial para uso na construção e assim contribuir para uma maior sustentabilidade.

Segundo comunicado da FCUP, um dos 16 materiais em estudo é o biobetão, uma mistura de cimento tradicional com bactérias na sua constituição, capazes de, em poucas semanas, reparar as fissuras. “Estas bactérias podem viver neste material durante mais de cem anos”, afirmou.

“O papel da FCUP é o de ajudar na identificação destes biomateriais, mas sobretudo o de fazer a ponte com a possível aplicação no projeto de espaços exteriores. Iremos trabalhar no desenho das várias soluções e de protótipos”, disse o arquiteto paisagista e docente da FCUP responsável pelo projeto na Faculdade de Ciências, José Miguel Lameiras.

A missão da FCUP, que integra ainda na equipa Paulo Farinha Marques, Teresa Portela Marques e David Campos, é testar o uso destes materiais, por exemplo, em ambientes urbanos como parques, jardins, praças e ruas arborizadas.

Este projeto tem como objetivos fazer a ponte entre a indústria, o ensino e a sociedade e a redução de resíduos, uma vez que se pretende que estes materiais apoiem processos de economia circular. “É esta, aliás, a lógica do biodesign que será o grande foco deste projeto, no âmbito do qual serão desenvolvidos módulos e aplicados em projetos-piloto”, lê-se no mesmo comunicado.

A equipa é multidisciplinar, envolvendo pessoas das áreas da gestão, design, arquitetura, arquitetura paisagista, economia circular, tecnologias criativas e educação.

Liderado pelo ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, este projeto Erasmus + Co-Coon – Co-creating greener futures tem um financiamento no valor de um milhão de euros e integra também como parceiros a Universidade de AALTO, na Finlândia, o FABLAB Reykjavikk, na Islândia e o Instituto Avançado de Arquitetura da Catalunha, em Espanha. Há ainda duas instituições afiliadas: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, e a Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.