Evento sobre desenvolvimento urbano sustentável em maio

Fotografia: CHUTTERSNAP_Unsplash

A Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) está a promover o evento na área da sustentabilidade urbana NBS Summit Urban Edition, que irá decorrer de 23 e 24 de maio na Super Bock Arena, no Porto.

Este evento, que conta com o apoio da Águas e Energia do Porto, pretende reunir líderes, especialistas, investigadores e profissionais para partilhar investigação de vanguarda e inovações no âmbito das Soluções Baseadas na Natureza – Nature Based Solutions (NBS) e do desenvolvimento urbano sustentável.

Na sua primeira edição, o NBS Summit “apresenta-se como plataforma interdisciplinar de excelência”, dedicada à partilha de conhecimento e discussão sobre Soluções Baseadas na Natureza aplicadas ao território urbano, refere a organização em comunicado enviado à redação.

“Este evento proporciona uma oportunidade única para descobrir os últimos avanços tecnológicos e soluções práticas que moldam o desenvolvimento urbano sustentável e as perspetivas de mercado globais”, lê-se no comunicado.

“Ao investigar de que forma a arquitetura, a engenharia e outras especialidades podem desempenhar papéis cruciais na realização das metas europeias de desenvolvimento sustentável em contexto urbano, o NBS Summit propõe-se a ser o impulsionador de ideias e inovações que conduzirão ao futuro sustentável das nossas cidades, revelando possíveis estratégias para acelerar o progresso do setor da construção em Portugal rumo a esses objetivos”, afirmou a organização.

Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a painéis de discussão interativos com convidados de destaque de vários setores, master classes especializadas conduzidas por peritos em temáticas especificas, e visitas a obras que destacam a implementação bem-sucedida de Soluções Baseadas na Natureza.

De igual modo, e reconhecendo a importância da academia no avanço tecnológico, o evento contará com um call for papers, potenciando a apresentação e a partilha de inovações científicas.

Entre os oradores convidados destaca-se a presença de profissionais de renome como o arquiteto Eduardo Souto de Moura, o arquiteto Nuno Brandão Costa – autor do recente Terminal Intermodal de Campanhã – e a arquiteta paisagista Laura Gatti – co-autora com o arquiteto Stefano Boeri do multi-premiado edifício milanês Bosco Verticale.

Ao longo do evento os convidados irão partilhar o seu conhecimento e perspetivas sobre a integração de Soluções Baseadas na Natureza no panorama urbano nacional e internacional.

Adicionalmente, o NBS Summit irá lançar, em parceria com o município do Porto, o mapa online NBS Porto, destacando projetos emblemáticos que exemplificam a integração bem-sucedida de soluções sustentáveis na infraestrutura urbana.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.