Esposende vai ter ponte pedonal e ciclável na zona da Barca do Lago

O Município de Esposende anunciou que vai construir uma ponte pedonal e ciclável na zona da Barca do Lago, ligando as freguesias de Gemeses e Fonte Boa.

Em comunicado, o município referiu que a nova ponte entroncará com a ecovia do Cávado, prevendo-se o prolongamento do percurso pela margem direita, desde Gemeses até Esposende.

O projeto da travessia foi posto a concurso por 72 900 euros, apontado para um prazo máximo de 145 dias.

Em causa uma estrutura similar àquela que foi construída em Antas, integrando a Ecovia do Litoral Norte, destinada à passagem exclusiva de pessoas, a pé ou em bicicleta.

“O projeto deverá ter em conta as ligações nas duas margens, nomeadamente a articulação e conexão com a ecovia do rio Cávado e a continuidade da fruição da frente fluvial de Fonte Boa, pelo que deverá apresentar um comprimento total de aproximadamente 250 metros”, acrescentou o município.

Com a construção desta ponte e consequente prolongamento da ecovia pela margem direita do rio Cávado, será disponibilizado um circuito que terá cerca de 15 quilómetros, com saída desde o Parque da Cidade, usando a futura ponte pedonal, percorrendo a ecovia do Cávado, desde Fão a Fonte Boa, onde surge a possibilidade de regressar à cidade pela outra margem.

Segundo o município, esta obra insere-se “no projeto global de unidade do território, em que a construção ou reparação de pontes se afigura primordial, seja para facilitar a circulação e aproximar as populações, seja para tornar acessíveis territórios que evidenciem a forte vertente turística do concelho”.

Este projeto contempla as novas pontes de Antas e aquela que será construída no âmbito da instalação do Parque da Cidade, além das intervenções realizadas em travessias existentes em todas as freguesias.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.