Engenharia e Sustentabilidade em debate no Algarve de 9 a 11 de outubro

INCREaSE 2019 é a conferência que irá trazer a Faro a sustentabilidade nas diversas áreas da engenharia.

Partindo da sustentabilidade e da economia circular como desafios transversais, a conferência irá abordar temas como as alterações climáticas e a proteção ambiental, as renováveis e a eficiência energética, as cidades inteligentes, o turismo sustentável, a mobilidade inteligente ou os edifícios com necessidades quase nulas de energia.

No domínio da engenharia civil, a construção, manutenção e reabilitação de edifícios, bem como o planeamento e a construção sustentáveis e a hidrologia e a geotecnia serão temas em destaque.

Na eletrónica, as redes inteligentes, a realidade aumentada, as tecnologias de informação e comunicação ou os sistemas inteligentes serão alguns dos temas a discutir. Também a engenharia mecânica terá o seu lugar, através de temas como o ar condicionado e a refrigeração e a saúde e segurança no trabalho.

Haverá ainda oportunidade a debater temas do domínio da engenharia alimentar, como a segurança alimentar ou o embalamento.

Inovação no setor da água

A Águas do Algarve irá dinamizar um workshop, dia 9, sobre projetos de inovação no ciclo urbano da água. No domínio das origens, tratamento e adução de água serão apresentados projetos sobre eficiência hídrica e energética e também sobre utilização de processos de membrana avançados e carvão ativado em pó em estações de tratamento. No que diz respeito à recolha, interceção/elevação e tratamento/reutilização, serão abordados projetos de monitorização e remoção de fármacos e também de utilização de fotobioreatores de algas para remover nutrientes de águas residuais e potencial valorização da respetiva biomassa. Será ainda apresentado um projeto de tratamento de lamas através de leitos de macrófitas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.