Empresa metalomecânica investe 7,5ME em Portalegre

Uma empresa que produz perfis metálicos para a agricultura e para construção, em aço leve, vai construir uma fábrica em Portalegre, num investimento de 7,5 milhões de euros, podendo criar 80 postos de trabalho.

O projeto, desenvolvido pela empresa Arqframe, vai surgir na zona industrial de Portalegre e tem como objetivo produzir perfis em aço leve e estruturas para a construção, vigas e coberturas para hangares agrícolas, entre outros.

“No fundo, somos uma metalomecânica, mas com produtos um bocado diferenciadores”, explicou à agência Lusa o diretor comercial da Arqframe, José Luís Brito.

Este investimento prevê a criação de 30 postos de trabalho numa primeira fase, devendo criar, até 2026, mais 50 empregos.

“A obra vai arrancar no dia 1 de setembro, já temos as licenças levantadas”, afirmou o responsável, acreditando que esta semana deverão começar a montar o estaleiro.

De acordo com o diretor comercial, a obra terá uma duração de 12 meses, tendo já a Arqframe adquirido “grande parte” da maquinaria que vai utilizar nesta unidade fabril.

José Luis Brito explicou ainda que a pandemia da Covid-19 atrasou o desenrolar deste projeto em Portalegre, sublinhando que a empresa decidiu apostar nesta região devido à sua localização geográfica.

“Investimos em Portalegre devido à localização geográfica. Ao contrário do que muita gente acha, que o interior é só paisagem, nós não achamos, uma vez que estamos a 50 quilómetros de Badajoz (Espanha), onde será instalada uma das maiores plataformas de distribuição do sul da Europa”, disse.

O responsável observou ainda que, a partir de Portalegre, existem “caminhos diretos” para Madrid (Espanha), França e Alemanha, situação que vai ao encontro da estratégia da empresa, que tem como principal objetivo a exportação dos seus produtos. “Nós queremos estar o mais perto possível encostados à fronteira espanhola”, assinalou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.