Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Património e Projeto

Finalmente, a reabilitação sísmica encontra-se na ordem do dia, para o que muito contribuiu o trabalho de sensibilização da comunidade científica e a legislação específica que entrou em vigor, em finais de 2019. No entanto, reconhece-se que a aplicação desta legislação levanta algumas dúvidas de interpretação e aplicação com implicações na intervenção no edificado, quer por parte dos técnicos, quer por parte dos proprietários e promotores.

Estes desafios reforçam a necessidade da interação entre os membros das equipas técnicas multidisciplinares, num trabalho conjunto que envolva simultaneamente a arquitetura, a engenharia, a conservação e restauro, a arqueologia, a história, entre outros, destacando-se ainda o importante contributo da investigação aplicada e, à escala global, da gestão do território, peça chave no sucesso da reabilitação urbana. Por isso, a troca de experiências e o debate sobre os assuntos relacionados com a reabilitação sísmica são fundamentais, particularmente nesta fase inicial de aplicação da referida legislação.

Nesta linha, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro organiza um Congresso em junho/julho de 2021 onde serão debatidos três temas relevantes no contexto das aplicações da Engenharia Civil em Portugal, e particularmente nas intervenções no Património edificado, classificado ou não classificado, nomeadamente: a Reabilitação Sísmica, a Reabilitação do Património e o Projeto, que pretende reunir, durante três dias, os especialistas nos temas a debater, dedicando um dia a cada tema.

Devido à atualidade e ao interesse da temática, à regulamentação específica recente e aos desafios que se colocam à comunidade académica e profissional, é considerada oportuna a partilha de exemplos de intervenções recentes no domínio da reabilitação sísmica, que serão apresentados e discutidos no Congresso.

O presente número temático da CM inclui um conjunto de artigos apresentados no congresso no domínio da Reabilitação Sísmica. Apresenta-se um estudo comparativo da eficiência de diversas soluções de reforço sísmico adotadas na reabilitação de escolas com estruturas de betão armado. Também são apresentados estudos de soluções de reforço sísmico de paredes de taipa, com base em resultados de ensaios realizados na mesa sísmica do LNEC.

É abordada a avaliação do tipo de movimentos que atingiu as fundações de um edifício, através da análise dos efeitos observados nos andares superiores do próprio edifício. É apresentado caso de estudo onde se desenvolvem curvas de fragilidade para a ação sísmica relativas às construções tradicionais de alvenaria. Inclui-se ainda um trabalho dedicado à análise da resposta de edifícios de alvenaria não reforçada.

Por fim, são tratados aspetos relacionados com a segurança sísmica de pilares ocos em betão armado, caracterizando-se os estados limites de dano.

Esperamos que o conteúdo deste número da CM seja do interesse da comunidade técnica e científica que se dedica à Reabilitação Sísmica em Portugal, contribuindo para a disseminação do conhecimento, nestes domínios, e motive a aposta na investigação, procurando soluções técnicas adequadas, nas perspetivas técnica, económica e social, visando sempre a redução do risco sísmico em Portugal.

Em colaboração com Aníbal Costa, co-editor da Construção Magazine nº102

Editorial da Construção Magazine nº102 mar/abr 2021, dedicado ao tema 'Reabilitação Sísmica, Reabilitação do Património e Projeto'

Humberto Varum

Diretor da Construção Magazine / Professor na FEUP

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.