Edifícios licenciados do Norte registaram uma redução de 17% no 3º trimestre de 2023

Fotografia: Pressfoto_Freepik

A avaliação bancária aumentou 7,6% no 3º trimestre de 2023, mas os indicadores referentes ao licenciamento no setor da construção mantiveram uma trajetória de redução no terceiro trimestre de 2023, revela o boletim Norte Conjuntura.

O número de edifícios licenciados na Região foi de 1 890 no terceiro trimestre de 2023, o que se traduziu num decréscimo de 17 por cento face ao período homólogo do ano transato. Em Portugal, a evolução foi menos desfavorável com uma queda de 10,7 por cento durante o mesmo período.

“A diminuição no número de edifícios foi transversal às diferentes tipologias de obras. O licenciamento de edifícios para construções novas no Norte observou uma redução, em termos homólogos, de 17,6 por cento no terceiro trimestre de 2023, que compara com uma descida de 14,8 por cento no licenciamento de outras obras (maioritariamente reabilitação)”, lê-se no documento.

Numa análise sobre o tipo de utilização dada aos edifícios, o decréscimo homólogo mais acentuado observou-se nos edifícios licenciados do Norte com destino a habitação familiar, que apresentaram uma variação negativa de 17,9 por cento no terceiro trimestre de 2023, a maior redução do corrente ano.

Segundo o boletim Norte Conjuntura, a diminuição observada em 2022 e agravada ao longo de 2023 poderá refletir-se numa menor oferta habitacional nos anos seguintes, o que contribuíra para manter em alta os preços à habitação, assim com a avaliação bancária.

O valor mediano da avaliação bancária das habitações continuou a aumentar no terceiro trimestre de 2023, mas a um ritmo mais moderado do que o observado no trimestre precedente.

No Norte, o valor mediano da avaliação bancária realizada no âmbito de pedidos de crédito para aquisição de habitação foi de 1 295 euros por metro quadrado, tendo aumentado 92 euros face ao trimestre homólogo do ano passado (mais 7,6 por cento).

Por sua vez, em Portugal, o valor mediano de avaliação bancária foi de 1 538 euros por metro quadrado, o que traduziu um aumento de 121 euros em relação ao terceiro trimestre do ano anterior (mais 8,5 por cento).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.