Edifício em CLT de três pisos vai ser erguido em Guimarães

Imagem: Pitagoras Group

A PORTILAME e a Carmo Wood, empresas de construção em madeira, estabeleceram uma parceria para impulsionar a construção com madeira em edifícios com três ou mais pisos, de forma mais eficiente, rápida e sustentável.

De acordo com as empresas, como resposta pragmática às necessidades do mercado e utilizando também o “Cross laminated timber” (CLT), maximizam a eficácia operacional, otimizando recursos como conhecimento, experiência e infraestruturas.

Dos vários projetos em estudo, surgiu a primeira obra que consiste na construção de um edifício de três pisos destinado ao alojamento de estudantes do Ensino Superior, no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark.

Este empreendimento faz parte da estratégia de desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – AvePark, uma iniciativa que integra os setores de ensino superior e investigação científica. “Essencial para atender à procura diversificada de alojamento, o novo edifício foi projetado para acolher diferentes perfis de residentes, incluindo estudantes, investigadores e docentes”, lê-se em comunicado enviado à redação.

As empresas pretendem que o futuro alojamento venha a ser uma referência na cidade e no país, especialmente nas áreas da eficiência energética, sustentabilidade e inovação

“Para atingir esse objetivo, será adotado um sistema construtivo modular e pré-fabricado, utilizando a madeira em diversas formas, sendo o expertise da PORTILAME e da Carmo Wood essenciais para o sucesso da sua construção. O edifício será concebido como ‘net-zero’, enfatizando características inovadoras como autossuficiência energética, baixas emissões de CO2, custos de manutenção reduzidos e adaptabilidade ao longo do tempo”, refere a mesma nota.

Imagens: Maquete Avepark_Portilame e Carmo Wood

O programa funcional abrangerá instalações para diversos tipos de unidades de alojamento, incluindo quartos individuais e duplos, estúdios e outras tipologias. Além disso, serão incluídos espaços comuns para convívio, lazer e refeições, bem como áreas administrativas, de apoio e técnicas e espaços de manutenção do edifício.

O consórcio formado pela Agrupamento Lúcio da Silva Azevedo e Filhos, SA, e INCONS – Indústria de Construção, SA, será responsável pela construção do edifício de alojamento para estudantes do Ensino Superior, tendo contratado a PORTILAME, agora em parceria com a Carmo Wood, para o desenvolvimento deste projeto que culminará na primeira obra fruto da parceria entre as duas empresas do setor da construção com madeira.

“Com a crescente procura por soluções construtivas em madeira, especialmente no que respeita a edifícios em altura, a crise na habitação e a busca por soluções mais sustentáveis na construção, a Carmo Wood e a PORTILAME estão agora bem posicionadas para responder às necessidades específicas do mercado. A abordagem adaptativa às tendências de mercado, a resposta direta a necessidades específicas e o compromisso com a sustentabilidade e eficiência são os pilares dessa colaboração estratégica”, afirmou o COO e administrador da Carmo Wood, João Figueiredo.

“Contribuir para a neutralidade carbónica, promovendo a utilização de materiais naturais renováveis, como a madeira, é a nossa obrigação moral para com as próximas gerações. A mudança do paradigma na construção sustenta esta parceria estratégica, assegurando um suporte técnico especializado e consolidado, com o selo de idoneidade que caracteriza estas duas empresas”, disse, por sua vez, o CEO e administrador da PORTILAME, Luís Rocha.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.