Digitalização na gestão de projetos: será a solução?

Fotografia: Freepik

O setor da construção, contribuindo para mais de 7 % do emprego e 13 % do PIB, é um dos mais importantes drivers da economia global. Não obstante, depara-se com vários problemas sistémicos, tais como a elevada fragmentação e volatidade do mercado; a estratégia do preço mais baixo; a falta de regulação, fiscalização, formação, qualificação e inovação; e a práticas desadequadas ou antiquadas ao nível da gestão e execução dos projetos e obras.

Estes fatores têm contribuído para o reduzido índice de produtividade (valor do trabalho gerado por recursos consumidos), que, nos últimos 20 anos, tem crescido, à média anual, três vezes abaixo do da economia global. Esta situação ganha relevância acrescida perante a crescente necessidade de edifícios e infraestruturas e a anunciada escassez de recursos (mão-de-obra, matérias-primas e energia), que tendem a impactar negativamente nos custos de construção e, consequentemente, na rentabilidade do setor.    

Urge, assim, agir para aumentar a produtividade, adotando medidas de caráter multifatorial relacionadas com processos de contratação, gestão, execução e supervisão de projetos e obras, que considerariam, recomendavelmente, a digitalização da construção.  Este conceito enquadra-se no âmbito da chamada quarta revolução industrial (ou construção 4.0, no caso presente), que tem o objetivo fundamental de aumentar a eficiência dos setores produtivos e gerar mais riqueza, contribuindo, assim, para o progresso da economia e da sociedade. (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº118 nov/dez 2023, dedicada ao tema 'Gestão na Engenharia Civil'

Bruno de Carvalho Matos

Engenheiro Civil

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.