As diferentes facetas da reabilitação de fachadas

Aliar integração de tecnologia e novos materiais com preservação pode ser desafiante. Esta edição da Construção Magazine pretende precisamente responder a esses desafios, como por exemplo o do desempenho térmico. Inês Flores-Colen et al. traz-nos um artigo focado na inovação em argamassas, mostrando de que forma esta inovação está a contribuir para o setor da reabilitação de fachadas. Já Luís Silva et al. analisa a utilização de cerâmica e sistema ETICS no revestimento de fachadas, tendo em conta os desafios associados, do ponto de vista do próprio material mas também dos métodos de aplicação e exigências associadas, que podem condicionar a durabilidade das soluções adotadas.

À adequação dos materiais juntam-se as preocupações ao nível da segurança, expostas por Miguel Chichorro Gonçalves num artigo dedicado à segurança contra incêndio, onde é feito um enquadramento regulamentar e são deixadas recomendações, como a existência da figura do coordenador de segurança, que estabeleça pontes entre os projetistas.

Os elementos mais diretamente ligados à eficiência e autonomia energética não podiam ser esquecidos. Luís Leite aborda a integração de sistemas solares ativos na reabilitação da envolvente de edifícios, aconselhando o máximo de integração e sinergia possível.

Por fim, João Mendes Ribeiro traz-nos um caso de estudo: a reabilitação das fachadas do Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago, nos Açores, uma intervenção mínima que teve por base a introdução de elementos essenciais, de forma a ser possível responder às novas necessidades.

O entrevistado desta edição é José de Matos, secretário-geral da APCMC e economista, que nos guia numa viagem ao setor da construção desde os anos 80 até ao presente, dos ciclos económicos que o condicionaram e dos desafios futuros, ao nível da sustentabilidade e da atratibilidade do setor para as novas gerações.

Leia a Construção Magazine nº 93

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.