Desenvolvida solução “inovadora” de construção modular

A Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma solução “inovadora” de construção modular, que promete uma construção rápida, fácil, barata e sem gruas.

O sistema permite que os módulos possam ser fabricados em diferentes tipos de materiais e ser utilizados na construção de pequenas habitações e outras instalações permanentes ou temporárias.

“Trata-se de um sistema de construção modular baseado em blocos multifuncionais, cuja principal característica é permitir uma montagem rápida, segura e limpa que pode ser efetuada por qualquer pessoa”, explicou o investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da UA que concebeu o novo sistema, Carlos Relvas.

Segundo o investigador, em termos de sustentabilidade e de economia circular, as construções resultantes deste sistema oferecem boas condições de habitabilidade e consumos energéticos mínimos, sendo que “os blocos são reutilizáveis permitindo alterações futuras”, salientou.

O sistema BrickITsmart já está patenteado a nível nacional e encontra-se a aguardar patente internacional. Este beneficiou de uma candidatura de projeto de I&D ao programa COMPETE 2020 – P2020, em co-promoção entre uma equipa de investigadores da UA – Carlos Relvas, António Ramos, Jorge Ferreira, Mónica Oliveira e Nelson Martins – e a empresa Dreamdomus, contando ainda com a participação do arquiteto Alberto Montoya.

De acordo com comunicado divulgado, os estudos desenvolvidos no âmbito do projeto concluiram que os módulos garantem boas condições de habitabilidade e conforto e podem ser uma boa solução na utilização de espaços temporários multifuncionais ou até mesmo na criação de alojamento temporário nomeadamente residências para estudantes.

“Reutilizável vezes sem conta”

O BrickITsmart tem como principal caraterística a existência de um modulo base de 3x3 metros e 22,5 metros cúbicos que pode ser instalado em menos de 24 horas e com recursos mínimos, isto é, bastam uma ou duas pessoas para a sua instalação e sem recurso a gruas ou equipamentos auxiliares de elevação ou carga. A este módulo base podem ser acrescentados outros módulos idênticos ou com dimensões submúltiplo deste.

O sistema de construção modular “é muito fácil de produzir, transportar e montar o que torna excelente a sua aplicação na construção pré-fabricada ou modular”, afirmou Carlos Relvas. Este sistema “tem como elemento nuclear, um bloco dotado de uma geometria especifica que pode ser utilizado em paredes exteriores ou interiores. “As paredes não racham, não precisam de manutenção e o seu acabamento interior e exterior pode ser personalizado”, lê-se em comunicado.

O investigador garantiu que o BrickITsmart permite uma montagem fácil e isenta de erros já que “a ligação entre os elementos é guiada, autoajustável, estável e desmontável, podendo ser montado em diferentes orientações atendendo à simetria dos encaixes de ligação”. Os blocos podem ser produzidos em diferentes tipos de materiais e serem reutilizados o número de vezes que se pretender uma vez que “as ligações entre estes não é colada”.

O desenvolvimento do sistema, que é “leve, compacto, e fácil de transportar e acondicionar”, tem sido orientado para a sua utilização na área habitacional e de construção civil, mas o conceito poderá ser utilizado em outras áreas industriais, nomeadamente na indústria de mobiliário.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.