Desafios contemporâneos da arquitectura dos espaços do conhecimento

Fernando Távora, no livro Da organização do Espaço, de 1962, salienta que o processo de concepção em arquitectura é determinado por circunstâncias particulares, e que a sua materialização física (edifício ou espaço público) tornar-se-á também uma nova circunstância, com influência directa para os seus utilizadores. Neste sentido, os desafios que se colocam à sociedade actual (novas noções de família, demografia, trabalho, educação, tecnologia, padrões de mobilidade, sustentabilidade...) devem estar na origem da organização dos distintos espaços programáticos (habitação, educação, saúde, lazer, etc.). A arquitectura deve saber interpretá-los e contribuir com soluções funcionais, espaciais, construtivas e estéticas que traduzam (e respondam às) circunstâncias sociais, económicas, políticas, ambientais, culturais da actualidade.

A globalização, e as inovações tecnológicas e digitais, marcam a sociedade do século XXI com reflexos no campo da educação: esta pode agora ocorrer em diferentes locais com o apoio das tecnologias móveis, condição recentemente potenciada pelos efeitos da pandemia. É, no entanto, consensual que os edifícios escolares desempenham um papel crucial como espaços de educação, de aquisição de competências sociais e de partilha de valores culturais, como recursos vitais para as comunidades locais, e, acima de tudo, como lugares que garantem a igualdade no acesso à educação. Outras competências educativas são oferecidas por um conjunto de instituições (fundações, bibliotecas ou museus), que desenham uma rede urbana de acesso ao conhecimento, complementar ao espaço escolar.

O modo como alguns destes espaços estão a ser repensados para acolher uma função predominantemente educativa merece uma reflexão, em particular, na procura do valor educativo do espaço arquitectónico, ultrapassando as questões puramente estéticas. (...)

Alexandra Alegre, CITUA, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Artigo completo na Construção Magazine nº109 mai/jun 2022

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