Custos de construção de habitação nova abrandam para 2,1%

Fotografia: Behnam Norouzi_Unsplash

Em março passado, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,1 por cento em termos homólogos, menos 0,4 pontos percentuais que o observado no mês anterior.

Segundo o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), divulgado pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, o preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de -1,3 por cento (-0,4 por cento no mês anterior) e o custo da mão de obra de 6,7 por cento (mais 0,3 pontos percentuais que em fevereiro).

O custo da mão de obra contribuiu com 2,9 pontos percentuais (2,7 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -0,8 pontos percentuais (-0,2 pontos percentuais em fevereiro).

Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, a chapa de aço macio e galvanizada e o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros com descidas de cerca de 15 por cento, bem como os tubos de PVC e os produtos para instalações elétricas com reduções de cerca de dez por cento.

Em sentido oposto, destacaram-se o betão pronto, o cimento e as obras de carpintaria com crescimentos homólogos de cerca de cinco por cento.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi de -0,3 por cento em março, 0,8 pontos percentuais inferiores à do mês anterior. O custo dos materiais desceu 0,9 por cento e o da mão de obra subiu 0,4 por cento.

As componentes materiais e mão de obra contribuíram com -0,5 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,5 e 0,0 pontos percentuais em fevereiro).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.