Custos de construção desaceleraram em novembro

Os custos de construção de habitação nova abrandaram em novembro, com o índice a registar um crescimento homólogo de 11,7 por cento, menos 0,6 pontos percentuais do que em outubro (12,3 por cento).

Entre as componentes do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o Instituto Nacional de Estatística (INE) destacou a desaceleração do preço dos materiais, cujos custos subiram 15,4 por cento em novembro, quando no mês anterior tinham crescido 17,1 por cento.

Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos dos preços de cerca de 60 por cento. O cimento, as madeiras e derivados de madeira, os mármores e produtos de mármore e o consumo de produtos energéticos apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20 por cento.

Já nos custos com mão-de-obra, a subida de 6,7 por cento em novembro superou a de 5,7 por cento em outubro.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,8 por cento em novembro, com o custo dos materiais a diminuir 0,6 por cento e o custo da mão-de-obra a aumentar 3,2 por cento.

Segundo o INE, as componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com -0,4 e 1,2 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, contra -0,2 e 0,2 pontos percentuais em outubro, pela mesma ordem.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.