Custos de construção aumentaram em julho

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registou uma variação homóloga de 2,3 por cento em julho, mais 1,3 pontos percentuais do que no mês anterior.

O ICCHN, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística, revela que o preço dos materiais e da mão de obra obtiveram, respetivamente, variações homólogas de 0,9 e de 4,1 por cento face ao período homólogo.

O preço do materiais tinha aumentado 0,7 por cento no mês anterior e o custo da mão de obra tinha registado uma variação de 1,4 por cento em junho.

Em termos mensais, a taxa de variação do ICCHN foi de 1,9 por cento em julho, o custo dos materiais registou uma variação de 0,3 por cento, enquanto que o custo da mão de obra aumentou 4,2 por cento.

O INE referiu ainda que, “a componente de mão de obra contribuiu com 1,7 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, sendo a contribuição dos materiais de 0,2 p.p.”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.