Criado primeiro compactador 100% elétrico

Uma empresa holandesa acaba de lançar um compactador de 10 a 12 toneladas totalmente elétrico, afirmando tratar-se do primeiro deste género no mundo.

O rolo compactador, criado pela empresa Bam Infra, não emite dióxido de carbono e é muito mais silencioso do que os modelos convencionais.

Segundo comunicado divulgado pela empresa, a conversão elétrica economiza sete litros de combustível por hora em comparação com o motor diesel original do rolo. A Bam Infra consegue reduzir as suas emissões de carbono em aproximadamente 236kg por dia. Anualmente, com 180 dias de operação, o rolo pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 42 mil kg.

A bateria deste compactador, quando totalmente carregada, tem a duração de oito horas, sendo que a recarga demora entre três e cinco horas, possibilitando a utilização do equipamento diariamente.

“Esta tem sido uma conquista incrível e um bom exemplo do conhecimento e a determinação do nosso pessoal. O que começou há um ano e meio como uma ideia durante uma sessão de estratégia é agora uma realidade!”, contou o gerente da BAM Infra Materieel, Koob Bovenhuis.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.