Construção cresce 4 por cento em 2019

As previsões para 2019 da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) apontam para um crescimento de 4 por cento no setor da construção. Tal representa uma ligeira aceleração do ritmo de produção, já que em 2018 o crescimento estimado foi de 3,5 por cento.

Em termos absolutos, o valor total da produção deverá ultrapassar os 12,5 mil milhões de euros. Apesar disso, ainda não foi possível recuperar os valores anteriores à crise do setor, já que em 2002 a produção foi de 20,2 mil milhões de euros.

Edifícios lideram dinamismo

O segmento da construção de edifícios será o mais dinâmico em 2019, prevendo-se um crescimento real de 5 por cento, assente sobretudo no dinamismo da vertente residencial, cujo acréscimo deverá ser de 7,5 por cento.

Pela primeira vez desde o ano 2000, prevê-se que a construção nova evolua a uma taxa superior à dos trabalhos de manutenção/reparação, o que, aliás, se coaduna com o forte crescimento do número de novos fogos licenciados (+39 por cento até outubro de 2018).

Já a construção de edifícios residenciais, apesar de aumentar, deverá ter uma evolução mais moderada, de 2,4 por cento em 2019. É nos edifícios não residenciais públicos que deverá estar o maior crescimento (+3 por cento), em resultado do acréscimo do investimento público previsto para 2019. Este aumento no investimento deverá também refletir-se num crescimento de 3 por cento no segmento de engenharia civil.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.