Contratos de empreitadas sobem 18% e concursos caem 15% até outubro

Os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos atingiram nos primeiros dez meses deste ano 2.263 milhões de euros, subindo 18 por cento relativamente ao mesmo período de 2020, embora os concursos de obras públicas promovidos tenham caído 15 por cento.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas do mês de novembro divulgado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, até ao final de outubro de 2021 os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos somaram um total de 3.323 milhões de euros, montante que traduz uma redução de 15 por cento, em termos homólogos, ou seja, menos 842 milhões de euros face ao total promovido nos mesmos meses de 2020.

O mesmo documento refere que nos primeiros dez meses deste ano os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos públicos atingiram 2.263 milhões de euros, ficando 18 por cento acima do montante apurado no período homólogo de 2020.

Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias representaram 504 milhões de euros, mais 15 por cento em termos homólogos.

Globalmente, o total de contratos de empreitadas celebrados até ao final de outubro de 2021 e registados no Portal Base, ascendeu a 3.042 milhões de euros, valor que corresponde a uma subida homóloga de 15 por cento e representa uma redução face aos aumentos de 22 por cento e 33 por cento reportados nos dois meses anteriores.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.