Contratos de empreitadas de obras públicas sobem 32% até julho

Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), os contratos de empreitadas de obras públicas subiram 32 por cento até julho para 2.254 milhões de euros, mas o volume de concursos caiu pelo quinto mês consecutivo.

“Globalmente, o montante total de contratos de empreitadas celebrados ao longo dos primeiros sete meses de 2021 situou-se nos 2.254 milhões de euros, o que representa um aumento de 32 por cento face ao período homólogo de 2020”, lê-se no barómetro de obras públicas da AICCOPN.

Até julho os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, fixaram-se em 1.789 milhões de euros, uma subida de 46 por cento em comparação com o mesmo período de 2020.

Já os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas públicas, no período em causa, totalizaram 341 milhões de euros, uma subida de 23 por cento em comparação com os primeiros sete meses do ano passado.

No entanto, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no período em análise recuou 20 por cento para 2.516 milhões de euros.

“Verifica-se, assim, pelo quinto mês consecutivo, e em termos homólogos acumulados, uma redução dos concursos que são objeto de anúncio de procedimento em Diário da República”, lê-se ainda no mesmo documento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.