Consumo de cimento sobe 7% até agosto

O consumo de cimento em Portugal aumentou sete por cento para 2,5 milhões de toneladas nos primeiros oito meses do ano, segundo a síntese estatística da habitação da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

“O consumo de cimento no mercado nacional, nos primeiros oito meses de 2021, totalizou 2,55 milhões de toneladas, o que corresponde a um acréscimo de sete por cento em termos homólogos acumulados”, lê-se no documento divulgado.

A associação indicou também que, até ao final de agosto, foram licenciadas, pelas câmaras municipais, 12.336 obras de construção nova e reabilitação em edifícios residenciais, mais 11,7 por cento do que no mesmo período de 2020.

Por sua vez, o número de fogos licenciados em construções novas cresceu 11,6 por cento para 18.475.

Entre janeiro e agosto, as instituições financeiras concederam 9.826 milhões de euros em novos créditos para a compra de habitação, o que se traduz numa progressão homóloga de 37,9 por cento.

Só em agosto, o valor médio da habitação para efeitos de concessão de créditos bancários cresceu 8,2 por cento, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, “em resultado de variações de 9,9 por cento nos apartamentos e de 3,2 por cento nas moradias”.

Na Madeira, contabilizaram-se, nos 12 meses terminados em agosto, 487 fogos licenciados em construções novas, mais 5,4 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

Do total, 58 por cento correspondem à tipologia T3, seguida pela T2 (26 por cento), T0 e T1 (dez por cento) e T4 ou superior (seis por cento).

“Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em agosto, uma variação homóloga de 11,5 por cento”, acrescentou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.