Consumo de cimento sobe 6,8% até julho

Os principais indicadores da produção de habitação continuaram a avançar nos primeiros sete meses de 2021, com o consumo de cimento a aumentar 6,8 por cento em termos homólogos e o novo crédito a subir 36,5 por cento.

De acordo com a “Síntese Estatística da Habitação” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o novo crédito à habitação ascendeu a 8.565 milhões de euros, o que representa um crescimento homólogo de 36,5 por cento e supera já o valor concedido em 2017.

Além disso, o nível da avaliação bancária na habitação regista uma valorização de seis euros por metro quadrado (m2), na comparação com junho, o que corresponde à manutenção da tendência de crescimento observada neste indicador.

O mercado do cimento, por sua vez, apresentou uma subida de 6,8 por cento até julho, depois ter tido um crescimento homólogo de 10,5 por cento no ano passado, para 3.574,1 milhões de toneladas.

Quanto às licenças emitidas nos primeiros seis meses deste ano, observa-se um aumento de 15,9 por cento, justificado pelo crescimento de 17,1 por cento nos edifícios habitacionais e de 12,9 por cento dos não residenciais.

Em relação aos fogos licenciados em construções novas, totalizaram 14.018 na primeira metade do ano, mais 15,4 por cento na comparação com os 12.145 alojamentos licenciados nos primeiros seis meses do ano anterior.

No entanto, no mercado das obras públicas e até julho foram abertos concursos de obras públicas no montante de 2.516 milhões de euros, representando uma quebra de 20 por cento face aos 3.163 milhões promovidos em período homólogo do ano passado.

Apesar disso, as empreitadas de obras públicas em que se celebrou contrato e que estão registadas no Portal Base, mostraram nos primeiros sete meses do ano um crescimento homólogo de 47,9 por cento, para um total de 2.254 milhões de euros.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.