Construindo o futuro: como a IA está a transformar a gestão da construção

Fotografia: Bruno Thethe_Pexels

(...) A indústria da construção sempre foi caracterizada por uma lenta evolução tecnológica. Em parte, por ser sustentada em mão-de-obra muitas vezes indiferenciada, cujo custo aparente fica aquém do investimento em nova tecnologia. Em alturas de incerteza, tradicionalmente, muitas empresas de construção optaram por gerir o número de colaboradores em vez de se modernizarem tecnologicamente.

Podemos afirmar que a coordenação de vários projetos em simultâneo, muitas vezes complexos e em localizações e condições diferentes, tornam cada projeto como um caso único, não facilitando a otimização.

A pouca transparência no mercado, a natureza cíclica, o alto nível de fragmentação do setor, que opera muitas vezes através de pequenas empresas familiares, a informalidade e má comunicação entre stakeholders contribuem igualmente para a persistência dos problemas.

Enquanto outras indústrias acompanharam a revolução do digital para aumentarem a produtividade, a construção ficou para trás, sendo atormentada com os mesmos problemas há anos, tais como atrasos, derrapagens de custos e uma significativa suscetibilidade a acidentes de trabalho. As ineficiências na gestão de projeto, especialmente no planeamento e agendamento de atividades, são frequentemente apontadas como as principais causas da falta de produtividade.

A produtividade da mão-de-obra no setor da construção é baixa, tendo crescido, globalmente, a uma média de 1 % ao ano entre 1997 e 2017, comparando com 3,6 % das indústrias de manufatura. Portugal não é exceção. Dados do EDUStat revelam um valor acrescentado por hora de trabalho na construção, em Portugal Continental, em 2019, de 13,15€/h, contrastando com 19,83€/h na média de todas as atividades económicas. (...)

Por João Fragoso Januário, investigador em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, partner na StoneBrick

Artigo completo na Construção Magazine nº118 nov/dez 2023, dedicada ao tema 'Gestão na Engenharia Civil'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.