Construção do maior túnel para carros e comboios inicia em 2021

O túnel vai ligar Alemanha e Dinamarca sob Ferhmarnbelt, um estreito no mar Báltico, e terá 18 quilómetros de extensão, sendo o maior do mundo do género.

O túnel será submerso e vai unir Rødbyhavn, na ilha dinamarquesa de Lolland (ligada ao resto do país por outros túneis) à ilha alemã de Fehmarn (ligada ao continente por uma ponte). Terá quatro vias para carros e duas para comboios e, assim, será o maior túnel de passagem rodoviária e ferroviária do mundo. A sua conclusão está prevista para o ano de 2029.

A obra de construção, que permitirá reduzir o tempo de viagem entre Dinamarca e Alemanha para apenas dez minutos de carro ou sete minutos de comboio, receberá um financiamento de 52,6 mil milhões de coroas dinamarquesas, que corresponde a cerca de sete mil milhões de euros.

O projeto será composto por cinco túneis, um para cada sentido da via ferroviária, um para cada sentido da via rodoviária, e o último para manutenção e emergência. No total, o projeto será formado por 79 elementos individuais, cada um com 217 metros de comprimento e 73 mil toneladas de peso, e ainda dez elementos especiais com piso inferior para o equipamento de manutenção do túnel. A quantidade de aço usada no túnel será equivalente a cerca de 50 torres Eiffel.

Para garantir a segurança dos utilizadores, o fluxo de tráfego através do túnel garantirá ventilação natural e ar fresco. Além disso, a ventilação natural poderá ser complementada pela ventilação mecânica proveniente de grandes ventoinhas. O tráfego no túnel será monitorizado e controlado 24 horas por dia.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.