Construção 2020, Brasil: resumos até 12 de janeiro

A Universidade de Brasília recebe, a 28 e 29 de maio, o Congresso de Construção Civil – Construção 2020.

O prazo para envio de resumos termina já no dia 12 de janeiro, sendo que a sua aceitação será comunicada até 4 de fevereiro. Segue-se o cronograma dos artigos, que podem ser enviados até 2 de março, sendo a sua aceitação comunicada até 31 de março.

Os trabalhos deverão incidir nas áreas de gestão, materiais e componentes, sustentabilidade, desempenho e durabilidade e patologias e vida útil. No site do evento, Elton Bauer, da Comissão Organizadora, explica o que está em causa em cada uma das áreas. No que concerne à gestão, o BIM será um dos assuntos em debate. Em termos de materiais e componentes, estarão em discussão os materiais de alta performance e também a incorporação de resíduos de construção e demolição. A durabilidade e o desempenho serão abordados do ponto de vista das normas e também dos requisitos que extravasam essas normas, já que estas apenas as condições mínimas. O capítulo da sustentabilidade não contempla apenas a vertente ambiental mas também económica, na perspetiva de se construir empreendimentos que tenham em conta as intervenções de manutenção ao longo da vida útil. Por fim, o tema das patologias e vida útil foca-se na questão da reabilitação, ou seja, na solução a adotar em caso de quebra precoce do desempenho da obra.

O objetivo do Construção 2020, organizado pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, é a troca e divulgação de conhecimentos relativos à cadeia produtiva da construção civil, que possam servir de base à discussão de práticas, processos e investigação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.