Lançados os concursos para a fiscalização da expansão do metro do Porto

A Metro do Porto lançou um concurso público para adjudicar a fiscalização da obra da futura linha circular, entre a Praça da Liberdade (junto à Estação de São Bento) e a Casa da Música, bem como o fornecimento de sistemas técnicos e de sinalização.

O valor base é de 9.630.000 euros, e inclui fiscalização, acompanhamento, gestão de segurança e coordenação de segurança e saúde em obra, aplicando-se a empreitadas diversas de manutenção a realizar pela METRO DO PORTO,S.A., mediante contratações autónomas e diversas de empreiteiros.

Um concurso similar foi lançado para a fiscalização da expansão da linha que atualmente liga o Hospital de São João a Santo Ovídio, em Gaia, e que será prolongada até Vila d’Este. Neste caso, o valor base é de 5.550.000 euros.

Ambos os concursos preveem um conjunto de requisitos de capacidade técnica que os concorrentes terão de observar, nomeadamente experiência anterior em fiscalização de obras em via férrea, licenciatura em Engenharia Civil no caso do Coordenador Geral e do Coordenador de Construção e outros aspetos especificados no concurso.

Os concursos foram lançados a 12 de agosto e estão limitados por prévia qualificação. Os concorrentes terão de aguardar um convite, e a partir daí terão 30 dias para apresentar as respetivas propostas. O critério de adjudicação será o da melhor relação qualidade-preço.

Quanto a prazos de execução, em Gaia serão 34 meses e no Porto 42.

Consulte o concurso da linha circular em https://dre.pt/application/conteudo/123909583

Consulte o concurso da extensão da linha de Gaia em https://dre.pt/application/conteudo/123909582

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.