Concursos de obras públicas mantêm-se até fevereiro

Os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registaram uma variação homóloga nula até fevereiro deste ano, totalizando 554 milhões de euros, enquanto os contratos celebrados recuaram 49 por cento, para 260 milhões, divulgou a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

De acordo com a AICCOPN, esta variação nula nos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ocorre após um crescimento homólogo de 7,0 por cento em janeiro deste ano.

Sobre o total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados – objeto de reporte no Portal Base –, atingiram os 260 milhões de euros nos dois primeiros meses deste ano, o que correspondeu a uma queda de 49 por cento na comparação com idêntico período homólogo do ano precedente.

Além disso, observou-se, pelo terceiro mês consecutivo, uma redução em termos homólogos acumulados, salientou a AICCOPN.

Os contratos de empreitada celebrados no âmbito de concursos públicos, neste período de análise, por sua vez, situaram-se em 151 milhões de euros, valor inferior em 54 por cento ao observado em igual período do ano anterior.

Já os contratos celebrados através de ajustes diretos e consultas prévias recuaram 22 por cento em termos homólogos, para 53 milhões de euros, concluiu a associação do setor.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.