Concursos de obras públicas cresceram 20% em 2020

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) anunciou que os concursos de obras públicas promovidos em 2020 atingiram os 4.822 milhões de euros, mais 20 por cento face a 2019 e um novo máximo desde 2010.

“Em 2020, foi promovido um volume total de concursos de empreitadas de obras públicas de 4.822 milhões de euros, mais 20 por cento face a 2019, pelo que o ano termina com um máximo histórico desta série estatística iniciada em 2010”, divulgou a associação, em comunicado, citando dados do Portal Base (Contratos Públicos Online).

Os concursos de valor igual ou superior a 25 milhões de euros representaram 30 por cento do total, ou seja, 1.449 milhões de euros, enquanto os concursos com um preço base igual ou inferior a cinco milhões de euros representaram 57 por cento do total (2.765 milhões de euros).

Relativamente aos contratos, reportados no Portal Base, o crescimento foi igualmente expressivo, atingindo os 3.359 milhões de euros, mais 26 por cento do que no ano anterior.

Ainda assim, o número de contratos celebrados foi “bastante inferior ao total dos concursos promovidos”, apontou a AICCOPN.

Os contratos celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram 2.380 milhões de euros, uma subida de 19 por cento face a 2019, enquanto os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 526 milhões de euros, mais cinco por cento face ao período homólogo.

A rubrica “Outros Contratos Celebrados” registou um crescimento de 223 por cento, com um valor total de 453 milhões de euros, “que se deve, sobretudo, ao peso relativo da celebração de dois contratos resultantes de concursos limitados por prévia qualificação, relativos a empreitadas de expansão do Porto de Leixões e do Metropolitano de Lisboa, de 130 e 49 milhões de euros, respetivamente”, explicou a associação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.