Concurso para piscina do Maravedi em Gaia avança segunda-feira

O concurso público para a construção da piscina municipal Maravedi, no valor de oito milhões de euros, infraestrutura fechada desde 2019 no centro de Vila Nova de Gaia, vai ser discutido e votado a 23 de janeiro, em reunião de câmara.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, recordou a “via-sacra” pela qual o projeto tem passado desde que, em 2019, foram descobertas fissuras no tanque da piscina que servia mais de um milhar de utentes.

“Os pareceres técnicos davam à reabilitação, por exemplo em termos de eficiência energética, uma pequena valorização. Por isso avançámos para um projeto de raiz e vamos fazer uma piscina de raiz”, disse o autarca.

A empreitada está orçada em oito milhões de euros. Eduardo Vítor Rodrigues acredita que haverá obra no terreno no verão. “Será uma piscina nova. É uma alteração de filosofia”, disse o autarca.

Em causa está um projeto, cuja infraestrutura original foi fechada em 2019 devido a fissuras na estrutura do tanque. Detetado este problema, a autarquia optou por demolir a piscina original e construir uma nova, mantendo o esqueleto do edifício.

A 6 de dezembro, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião camarária, Eduardo Vítor Rodrigues descreveu que além do tanque principal, serão criados um tanque secundário para as crianças e um ginásio.

Fechada há três anos, em agosto, para o período habitual de férias, a piscina Maravedi não voltou a abrir. Depois do fecho da piscina, que tem cerca de 1 700 utentes, os utilizadores foram encaminhados para outros equipamentos do concelho.

“O projeto demorou muito tempo, mas está muito bem feito. O rigor dos pareceres técnicos exigiu tempo”, justificou Eduardo Vítor Rodrigues.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.