Concluídas obras no teto da estação de Porto São Bento

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu por concluída a intervenção na estação ferroviária de São Bento, no Porto, a 7 de março, um investimento de 402 mil euros acompanhado pela Direção Regional de Cultura do Norte.

“Foi concluída a reparação do teto e cobertura do átrio principal da Estação de Porto São Bento, reconhecido pelos seus monumentais painéis azulejares”, pode ler-se numa nota publicada pela IP.

De acordo com a empresa pública que gere as infraestruturas ferroviárias nacionais, “os trabalhos incidiram no tratamento da estrutura da cobertura e na substituição do revestimento, incluindo a renovação de todas as madeiras, estruturas metálicas e telhas, tendo sido criado um novo passadiço metálico circular para apoio a futuras inspeções e trabalhos”.

A intervenção também contemplou “a modernização da iluminação, a colocação de um sistema anti pombos, o tratamento de gessos, molduras e lisos”.

“Durante a empreitada foi pintado o interior do vestíbulo, que recuperou a tonalidade original, determinada pelo resultado das sondagens realizadas, as quais evidenciaram a preexistência de duas tonalidades, um castanho e um amarelo”, assinalou a empresa.

Assim, “a escolha da cor final resultou também da sua conjugação com o friso de azulejos que faz o remate do teto com as paredes”, referiu a IP.

Na estação de São Bento “também foi levada a cabo uma ação de manutenção e conservação do relógio do átrio, um trabalho desenvolvido por recursos internos da IP”.

Os trabalhos foram executados pela empresa José Pereira Remelhe & Filhos, Lda, “tendo sido acompanhados pela Direção Geral do Património Cultural – Direção Regional de Cultura do Norte, por se tratar de um imóvel classificado como de Interesse Público”.

Na segunda metade do ano passado também foram instalados novos ecrãs informativos na estação.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.