Comissão lança Prémio Cidade Acessível 2023

A Comissão Europeia lançou o ‘2023 Access City Award’ (Prémio Cidade Acessível 2023) que galardoa as cidades mais acessíveis na União Europeia (UE).

O prémio é atribuído às cidades que envidaram esforços significativos para se tornarem mais acessíveis às pessoas com deficiência e têm planos para introduzir ainda mais melhorias.

Este prémio pretende aumentar a consciencialização sobre as questões de deficiência, bem como promover a acessibilidade para todos, nas cidades europeias, reconhecendo as cidades que fizeram esforços para se tornarem mais acessíveis aos seus cidadãos, promovendo o acesso igual à vida urbana das pessoas com deficiência e permitindo às autoridades locais disseminar e partilhar as boas práticas.

O concurso destina-se a cidades com mais de 50 mil habitantes, num dos Estados-Membros da UE, sendo que em Estados-Membros com menos de duas cidades com essas características, as áreas urbanas compostas por duas ou mais cidades também podem participar, caso a sua população combinada ultrapasse os 50 mil habitantes.

A seleção dos premiados tem lugar em duas fases distintas: uma pré-seleção, ao nível nacional, seguida por uma seleção final, ao nível europeu. As candidaturas são avaliadas segundo os seguintes critérios: relevância para os objetivos; propriedade, nível de compromisso; impacto; qualidade e sustentabilidade dos resultados; e envolvimento das pessoas com deficiência e parceiros relevantes.

O montante total do prémio é de 350 mil euros e é concedido às três cidades vencedoras, sendo que a primeira cidade vencedora recebe 150 mil euros, a segunda 120 mil euros e a terceira 80 mil euros.

As candidaturas ao prémio deste ano estão abertas até 8 de setembro através da página Web 2023 Access City Award webpage.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.