Cinco arquitetos de Portugal na lista ‘Europe 40 Under 40’

Cinco arquitetos de Portugal, dos ateliês OODA Arquitetura e Pablo Pita Arquitetos, integram a lista “Europe 40 Under 40”, anunciada esta semana, que pretende distinguir os mais promissores profissionais da área.

A lista de 2022/2023 inclui os arquitetos Diogo Brito, Julião Pinto Leite e Francisco Lencastre, do ateliê OODA Arquitetura, com escritórios em Matosinhos e Lisboa, e Pedro Pita e Pablo Rebelo, do ateliê Pablo Pita Arquitetos, do Porto.

O júri da edição deste ano foi composto por Marianna Athanasiadou, Mathieu Forest, Jerome Michelangeli e Alcestis Rodi.

“Durante estes tempos desafiantes, é crucial manter visões aprofundadas vivas e acender a chama do progresso e inovação arquitetónica. Apresentar as personalidades mais esperançosas da Europa para os campos da arquitetura e design é o que nos dá esperança num melhor amanhã”, pode ler-se na página do centro europeu.

Todos os projetos nomeados vão integrar uma exposição, intitulada “40 jovens arquitetos europeus com novas visões”, que vai ter lugar em dezembro, no Centro Europeu, em Atenas, na Grécia, segundo o mesmo texto.

O ateliê OODA nasceu em 2010 e tem projetos em quatro continentes. O seu destaque mais recente foi a conquista do projeto para as novas instalações da Klan TV, em Tirana, na Albânia.

São também os responsáveis pelo projeto para a nova sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no Porto, e são um dos ateliês que têm a seu cargo a reabilitação do Matadouro, em Campanhã, também no Porto.

Também estabelecidos em 2010 e também vencedores de vários prémios, Pablo Pita Arquitetos são responsáveis por múltiplos projetos residenciais, na maioria no Porto, tendo coassinado o projeto para as escadas do Monte dos Judeus, naquela cidade.

O programa “Europe 40 Under 40” é promovido pelo Centro Europeu para Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos e pelo Ateneu de Chicago – Museu de Arquitetura e Design.

O programa está aberto a todos os jovens arquitetos e ‘designers’ com menos de 40 anos, “trabalhando de forma independente, numa empresa ou num projeto específico como ‘lead designers’”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.