Centenário de Fernando Távora: um ano a lembrar o legado do arquiteto

Arrancaram em agosto as comemorações do centenário de Fernando Távora (1923-2005), mestre e fundador da chamada “Escola do Porto”.


A Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho unem-se na celebração da vida e obra do arquiteto, que se estende até setembro de 2024. É uma oportunidade para evocar o legado do arquiteto que lecionou nestas três universidades e contribuiu para a criação de cursos superiores de Arquitetura.


O núcleo central das comemorações será a exposição itinerante “Fernando Távora. Pensamento Livre”, uma iniciativa da Fundação Marques da Silva, que detém o acervo profissional do arquiteto, mas haverá também colóquios, aulas abertas e visitas guiadas a obras de Távora. 


Os encontros “Távora no Tempo”, sobre a obra e personalidade de Fernando Távora, dirigem-se a investigadores, estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo, e decorrem no Porto, Braga, Coimbra e Guimarães. 


Já as cerimónias referentes ao “Prémio Fernando Távora” serão, desta vez, programadas em consonância com a efeméride e pensadas para abranger novos públicos.


Programa completo em https://tavora100.pt/pt


 

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.