Castelo de Portel vai ser recuperado por quase 1ME

O castelo de Portel, no distrito de Évora, classificado como Monumento Nacional, vai beneficiar este ano de obras de recuperação e valorização, num investimento de quase um milhão de euros, revelou o presidente do município, José Manuel Grilo.

Este projeto, realçou à agência Lusa o autarca de Portel, envolve um investimento de “quase um milhão de euros” e resulta de um contrato de comodato com a Fundação Casa de Bragança, proprietária do imóvel.

O avanço do projeto, assinalou, aguarda ainda uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, depois de uma das empresas que concorreu ao concurso público para a realização das obras ter contestado o resultado.

Segundo o presidente da autarquia, a recuperação do monumento é um dos projetos que envolve mais investimento de entre os que constam no orçamento da câmara para este ano.

Quanto a outros investimentos previstos para este ano, além da recuperação e valorização do castelo da vila, o presidente do município destacou a ampliação do Centro Comunitário de São Bartolomeu do Outeiro, com um investimento de 860 mil euros.

A construção das unidades de saúde de Monte do Trigo e de Vera Cruz, com um custo total de 440 mil euros, e a elaboração dos projetos do parque de exposições e feiras e da Praia Fluvial de Oriola também deverão avançar este ano, indicou.

Já projetos em curso como a ampliação das piscinas municipais, a instalação do Centro Interativo do Montado ou a requalificação da Escola EB 2,3 D. João de Portel, entre outros, deverão ficar igualmente concluídos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.