Candidaturas para prémio ‘Projetar com madeira’ até fim de janeiro

Atualizado a 27.01.2023, às 8h54

A APCMD – Associação Portuguesa de Construção em Madeira e seus Derivados está a promover o prémio universitário APCMD ‘Projetar com madeira 2022/23’, que tem como objetivo incentivar a utilização da madeira enquanto material de construção através da promoção de projetos elaborados por estudantes de Arquitetura e de Engenharia Civil oriundos das universidades portuguesas.

Este prémio universitário é um concurso nacional que visa premiar os melhores trabalhos de projeto no âmbito da Construção em Madeira e Derivados para alunos, com o propósito adicional de promover a colaboração interdisciplinar Arquitetura – Engenharia.

Esta primeira edição, a decorrer no ano letivo 2022/23, assume como tema para os projetos a desenvolver a habitação multifamiliar recorrendo a soluções de madeira como estratégia para a neutralidade carbónica, valorizando aspetos como a pré-fabricação, a digitalização e a modularidade.

As equipas candidatas deverão ser formadas por, pelo menos, dois alunos e, no máximo, quatro, de ciclos de estudos de Arquitetura e/ou de Engenharia.

“As propostas submetidas a concurso devem refletir a qualidade, o potencial para a inovação e a versatilidade da madeira e, simultaneamente, promover soluções qualificadas de construção sustentável, enriquecendo o património arquitetónico e cultural português. Para o efeito, devem incorporar um volume relevante de madeira e/ou seus derivados”, refere a APCMD no regulamento.

As obras apresentadas serão avaliadas e devidamente fundamentadas pelo júri, no contexto de uma arquitetura em madeira para o futuro, de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade do programa e consequentes soluções tipológicas (incluindo inovação nas formas de habitar);
  • Qualidade estética e coerência da solução conceptual;
  • Aplicação e inovação no uso da madeira como sistema construtivo e estrutural;
  • Racionalidade construtiva e exequibilidade financeira;
  • Sustentabilidade e aspetos de manutenção futura.

As inscrições decorrem até 31 de janeiro e a entrega das propostas deve ser feita até 28 de abril. As propostas vencedoras serão comunicadas a 29 de maio e a cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 7 de junho, em Guimarães.

As equipas vencedoras serão premiadas com o valor monetário de cinco mil euros para o primeiro lugar, três mil euros para o segundo e mil euros para o terceiro.

O regulamento pode ser consultado na íntegra aqui.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.