Câmara de Aveiro adjudicou requalificação da Avenida 25 de Abril

A Câmara de Aveiro adjudicou a requalificação urbana da Avenida 25 de Abril, em Aveiro, à empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens Lda., por 1.399.200 euros, com um prazo de execução de ano e meio.

“A obra tem como objetivo primordial a valorização do espaço público e do património histórico do local, com nota relevante para a promoção dos modos suaves de mobilidade, com a criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes”, referiu a autarquia em nota de imprensa.

O projeto prevê também a reformulação das zonas de acesso às duas escolas secundárias (Mário Sacramento e José Estevão) e a construção de novos espaços de estadia.

Na mesma reunião, o executivo tomou também conhecimento do despacho do presidente da Câmara, Ribau Esteves, que decidiu adjudicar a qualificação urbana da Praceta Infante D. Henrique, entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de São Martinho, à empresa Vítor Almeida & Filhos Lda., pelo valor de 486.540 euros, com um prazo de execução de 240 dias.

“Em termos globais o principal investimento será feito no aumento da qualidade do espaço público, com destaque para o aumento da largura dos corredores pedonais, as travessias para peões e a organização do estacionamento automóvel”, descreveu a mesma fonte.

A decisão de renovar a Praceta tem em conta a qualificação recente do Largo das “Cinco Bicas” e a futura intervenção de qualificação da Avenida 25 de Abril, na sequência do respetivo concurso público.

“Vai trazer harmonia entre os espaços, onde a mobilidade suave, os peões e as zonas de estar ganham importância na vivência urbana e nesta lógica estratégica de intervenção, os materiais utilizados na qualificação da Praceta Infante D. Henrique serão em muito semelhantes aos utilizados no Largo das “cinco Bicas”, revelou ainda a nota de imprensa.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.