Bairro Alto vai ter 45 fogos de renda acessível

A Câmara de Lisboa vai recuperar o quarteirão entre a Rua do Diário de Notícias e a Rua do Norte, que contará com 45 apartamentos a preços acessíveis, que serão colocados no Programa de Renda Acessível de Lisboa, e um piso térreo que terá um espaço dedicado à história dos jornais instalados no Bairro Alto.

Dos 45 fogos, 19 serão de tipologia T0, 19 de tipologia T1, seis T2 e apenas um T3. Fonte da Câmara de Lisboa disse que a intervenção representa um investimento de sete milhões de euros e que no próximo ano deverá ser lançado o concurso público para a obra.

“Tratando-se de uma área sensível da cidade, com uma série de condicionalismos urbanísticos, arquitetónicos e regulamentares, optámos por uma intervenção o menos intrusiva possível, que procura manter as características preexistentes deste conjunto, a nível sobretudo de volumetrias, a nível de tratamento de fachadas e também no que diz respeito à geometria de implantação dos vários edifícios”, explicou a arquiteta da autarquia Sílvia Nereu.

A câmara decidiu, por isso, fazer uma recuperação edifício a edifício, diminuir o número total de edifícios e criar um pátio interior.

O quarteirão, que atualmente é composto por sete edifícios degradados, propriedade do município, passará a contar com apenas cinco depois das obras, mantendo os elementos originais e as fachadas, referiu a arquiteta.

“Este projeto vai transformar-se num projeto emblemático da cidade de Lisboa e da nova política de habitação. Porque o que nós aqui conseguimos fazer é mobilizar património municipal, reabilitar edifícios que estão abandonados, sem uso, e inseri-los numa estratégia de qualificação, de revitalização de uma zona com a história, com a importância que tem o Bairro Alto”, salientou, por seu turno, o presidente da câmara, Fernando Medina.

O autarca destacou também a importância de construir mais equipamentos públicos na zona, como a escola prevista para o complexo Passos Manuel e o novo centro de saúde, cujas obras arrancarão “em meados do próximo ano”.

A Câmara de Lisboa aprovou em março a revogação de um direito de superfície constituído à EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa para a construção de um parque de estacionamento naquele quarteirão.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.