Arrancou última fase de reabilitação do bairro da Pasteleira no Porto

A quarta e última fase das obras de reabilitação no conjunto habitacional do bairro da Pasteleira já arrancou e deverá ficar concluída em dezembro deste ano.

Numa nota publicada na sua página oficial, a Câmara do Porto revelou que as obras de reabilitação arrancaram nos blocos 16 e 23 a 27.

Nesta fase, os trabalhos vão incidir sobre as fachadas, com reabilitação construtiva e térmica das paredes e dos vãos envidraçados exteriores, e a colocação de novas portas de entrada nas habitações.

A empreitada inclui também a renovação das caixas de escadas e áreas de circulação, trabalhos na cobertura e ao nível da ventilação, referiu a autarquia, citando a Domus Social, empresa municipal responsável pelo projeto.

“As intervenções nos restantes blocos já foram concluídas”, afirmou a câmara.

O concurso público para a execução de obras de reabilitação e beneficiação dos blocos 16 e 23 a 27 foi adjudicado, em outubro de 2021, por 2 648 945 euros, à empresa Construções Corte Recto, Lda, de acordo com a informação disponível no portal ‘base.gov’.

Com um valor base de 3,5 milhões de euros, o concurso público foi publicado a 22 de fevereiro de 2021 em Diário da República, tendo sido prorrogado a 8 de abril do mesmo ano.

Iniciada em 2020, a empreitada de reabilitação dos 27 blocos do bairro foi dividida em quatro fases.

O bairro da Pasteleira, situado na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, foi construído em 1960 e é composto por 606 fogos, distribuídos por 27 blocos onde moram aproximadamente 1 500 pessoas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.