Argamassas de revestimento, a questão térmica e a reabilitação

Sendo as argamassas camadas de revestimento de paredes, quer interior, quer exteriores, é relevante avaliar o seu papel através dos tempos no âmbito do contributo para a regulação térmica do edificado. Considerando que “as estratégicas solares passivas utilizadas na arquitetura vernácula ao longo de gerações para mitigar os efeitos do clima, devido à sua simplicidade e pragmatismo, apresentam grande potencial de aplicação na construção contemporânea” (Fernandes et al, 2015) e pensando no contributo dos revestimentos neste contexto, a análise do comportamento das argamassas será efetuada no campo da reabilitação de edifícios.

Este campo abrange a construção vernacular e urbana, compreendendo um espaço temporal desde a antiguidade até meados do século XX. As habitações tradicionais, principalmente as vernáculas, utilizavam materiais tradicionais e técnicas de aquecimento e arrefecimento passivas, gerando temperaturas interiores que poderiam ter algum grau de desconforto, parcialmente mitigável no inverno com o recurso a lareiras e no verão com recurso a sombreamento ou portadas (Fernandes el al, 2015).

A partir dos anos 90, é  indubitável que a introdução de um regulamento com exigências em termos do comportamento térmico da envolvente dos edifícios (RCCTE, 1990) deu início a mudanças na construção e reabilitação, que se foram adapatando a exigências cada vez mais apertadas dos diversos regulamentos aprovados nesse contexto até à atualidade. Para fazer face a esta situação, os revestimentos também evoluiram, com soluções para estratégias passivas implementadas em edifícios novos ou em casos de reabilitação.

Argamassas, materiais e evolução

Em Portugal, à semelhança de outros países, até meados do século XX foram preponderantemente utilizadas argamassas de cal aérea para revestir exteriormente os edifícios e argamassas de cal e/ou gesso no seu interior. Em certas regiões a terra substituía a cal como ligante, produzindo argamassas que, por vezes, também recorriam à incorporação de fibras naturais. (...)

Ana Velosa, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Aveiro

Artigo completo na Construção Magazine nº106 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Argamassas e soluções térmicas de isolamento'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.