Aeroporto de Ponta Delgada com ampliação de 4 mil metros quadrados até 2027

O Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, nos Açores, vai ser ampliado até 2027 em quatro mil metros quadrados, aumentando 30 por cento face à área atual, segundo anunciou o presidente da ANA/Vinci, José Luís Arnaut.

“Ao nível da infraestrutura, vamos fazer as obras necessárias. Vamos ampliar. Nesta zona onde estamos presentes [atual sala VIP] será a ampliação do futuro terminal. Isso acresce 30 por cento da área útil do atual aeroporto”, revelou o presidente do conselho de Administração da ANA no aeroporto de Ponta Delgada.

A obra, que vai começar no início de 2024 e terminar em 2027, vai ampliar o Aeroporto João Paulo II em quatro mil metros quadrados, passando a infraestrutura a ter dois pisos.

“Vim hoje aqui assumir aquele que é o compromisso da ANA com os Açores. Sempre o tivemos. Nós reiterámo-lo. Nós estamos aqui para apostar e continuar a investir”, reforçou José Luís Arnaut.

Lembrando que a ilha de São Miguel passou a ter sete novas rotas no último ano, o presidente da ANA reconheceu que o “crescimento” do turismo na região “tem de ter uma resposta ao nível da infraestrutura”.

“Não se pode parar o aeroporto para fazer a obra. Temos de fazer a obra com o aeroporto a funcionar sem prejudicar os passageiros e o movimento. É uma engenharia muito fina”, acrescentou.

A concessionária vai ainda realizar outras intervenções para “melhorar a experiência do passageiro” e garantir a “sustentabilidade ambiental”.

“Vamos tentar que os aeroportos tenham centrais fotovoltaicas para se autoabasteceram. Vamos criar pontos de energia verde e um conjunto de condições para que nos próximos anos os aeroportos dos Açores estejam credenciados com esses requisitos”, declarou.

Quando questionado, José Luís Arnaut não detalhou o valor do investimento previsto, mas garantiu que “o que terá de ser feito será feito”.

“O valor total do investimento será público e será anunciado. O preço da construção muda ao dia. Seria pouco profissional estar aqui a atirar números. As empresas que vão concorrer é que vão definir o preço. Não somos nós”, realçou.

Por sua vez, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, também disse ter o “compromisso” de que a concessionária “vai fazer o que for preciso” para assegurar a ampliação do aeroporto da maior ilha açoriana.

“O que tem de ser feito será feito para esse aumento. Depois, pagar-se-á o que tiver de ser pago”, disse o líder regional.

José Manuel Bolieiro elogiou o “plano de compromissos de curto, médio e longo prazo” para os investimentos naquele aeroporto, que, realçou, serão realizados para “responder com suficiência aos picos de procura” e não de acordo com a média anual de passageiros.

“É do interesse dos Açores essa ampliação. É uma questão de reputação. Há um compromisso e uma relação de cooperação entre a região, as expectativas dos Açores e os compromissos da ANA/Vinci”, afirmou o chefe do executivo regional.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.