Abertas candidaturas a Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído

Fotografia: Freepik

Encontram-se a decorrer, até ao dia 15 de setembro, as inscrições para o Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024, iniciativa da responsabilidade do BUILT CoLAB, entidade parceira da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

Este prémio visa promover e a reconhecer as boas práticas que são já utilizadas em Portugal no Setor AEC, assim como continuar a sensibilizar a indústria e as instituições públicas para a necessidade de conhecimento e inovação no âmbito da sustentabilidade e da circularidade no Ambiente Construído.

Esta segunda edição da iniciativa surge na sequência do trabalho que o BUILT CoLAB realizou, no âmbito do projeto Circularidade na Construção – no qual a AICCOPN colaborou–, junto com outras entidades de referência no setor (protocolo de colaboração dinamizado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, entre o BUILT CoLAB e o Fundo Ambiental, com a participação do IMPIC, CPCI, AICCOPN, APA, CIP e  PTPC).

Tal “permitiu fazer um diagnóstico ao estado atual do tema em Portugal e perceber que é necessário dar um impulso ao setor AEC, para que este passe a adotar cada vez mais medidas sustentáveis”, lê-se em comunicado divulgado.

De acordo com o BUILT CoLAB, atualmente, a nível europeu e quando se considera todo o ciclo de vida, o ambiente construído é responsável por cerca de 50 por cento de todas as matérias-primas extraídas da natureza, mais de 30 por cento dos resíduos gerados e mais de 35 por cento das emissões de gases com efeito de estufa (em que desses, cerca de 12 por cento se atribuem à extração de materiais, fabrico de produtos de construção, e construção e renovação de edifícios).

“Para que seja possível enfrentar os desafios relacionados com as alterações climáticas e a crescente escassez de recursos naturais, a União Europeia, onde se inclui Portugal, tem vindo a promover a adoção de diretrizes que promovem princípios de sustentabilidade e de circularidade em todos os setores económicos. Para isso, há um suporte cada vez maior na digitalização (p. ex., twin transition – transição ecológica e digital), ao mesmo tempo que diversos paradigmas estão a mudar, como por exemplo, encarando os resíduos de construção e demolição como recursos”, lê-se no comunicado.

O Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído quer, assim, voltar a contribuir para a discussão do tema e continuar a incentivar a inovação ao mostrar as melhores práticas a nível nacional, dando-lhes destaque e reconhecendo o mérito das entidades que as implementam.

Com esse objetivo as candidaturas serão avaliadas ao nível da sua inovação, relevância e contributo para o avanço do conhecimento em duas categorias: Sustentabilidade e Circularidade.

Do júri fazem parte o presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos, o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, o presidente da Ordem dos Arquitetos, Avelino Ferreira (a confirmar), a vogal do Conselho Diretivo da APA, Ana Cristina Carrola, o presidente do IMPIC, Fernando Batista, a presidente do LNEC, Laura Caldeira, o vice-presidente da PTPC, Jorge Nandim de Carvalho, e a presidente do CA do BUILT CoLAB, Rita Moura, (presidente do júri).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.