A construção em CLT

Contributo da Construção em Madeira para a Sustentabilidade Ambiental

Portugal tem uma longa tradição de construção duradoura em madeira, como são exemplo a existência, até aos dias de hoje, dos históricos edifícios pombalinos ou, um pouco por todo o país, os edifícios com paredes de tabique e/ou pavimentos com vigamento e soalho em madeira. Nas últimas décadas, essa tradição perdeu-se, transferindo-se sobretudo para o uso de betão e alvenaria, tendo como consequência o afunilamento da formação transmitida pelas escolas de engenharia e arquitetura no país, bem como das qualificações das empresas de construção.

O contexto de emergência ambiental que vivemos requer uma mudança de paradigma nos nossos hábitos e costumes, devendo a indústria da construção assumir um papel relevante, já que é consensualizado que é responsável por uma fatia muito relevante das emissões globais de carbono. Em 2020, cerca de 37 % podem ser atribuídas ao sector da construção, sendo que cerca de 10 % se relacionam com emissões diretamente associadas aos materiais e processos construtivos (GlobalABC, 2021). Os governos terão necessariamente de implementar medidas mitigadoras através de regulamentos mais ambientalmente amigáveis, impondo igualmente a promotores, projetistas e construtores a adopção de soluções redutoras da pegada de carbono dos materiais e sistemas.

O aumento da consciência e das preocupações ambientais, em paralelo com o declínio da capacidade de implementação de soluções construtivas baseadas numa força humana intensiva (devido à escassez de recursos humanos nas empresas de construção), e associado ao patamar de desenvolvimento tecnológico dos produtos derivados de madeira, sustentam uma visão de futuro para uma bioindústria da construção, integradora de toda a fileira florestal nacional. É premente o aumento da área florestal (com gestão sustentável, nomeadamente, garantindo o plantio após o corte) como único caminho para alimentar uma fileira industrial – desde a serração à fabricação de produtos de elevado valor acrescentado, fechando, dessa forma, o círculo virtuoso do uso de madeira na construção. (...)

Por Luís Jorge, professor-adjunto, Instituto Politécnico de Castelo Branco; gerente, TISEM, Lda.

Artigo completo na Construção Magazine nº112 nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Construção em Madeira'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.