Oficina do Brinquedo Tradicional Português vai custar 4 milhões

O Município de Valongo lançou um concurso público que visa a empreitada da Oficina do Brinquedo Tradicional Português. O concurso tem o valor base de 4.000.000 euros.

A obra contempla a construção de um edifício e todas as especialidades, com integração de uma construção existente, e ainda a execução de arranjos exteriores, com espaços verdes e a execução dos passeios envolventes.

De acordo com a autarquia a intervenção vai nascer na antiga escola de Cabeda, em Alfena, sendo que 85 por cento do investimento a realizar assenta em fundos da União Europeia.

“Temos muita esperança neste projeto que vai associar a modernidade à memória e à tradição e que será mais um importante contributo para reforçar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Segundo o autarca, “a Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português é um projeto antigo, uma reivindicação, de toda a comunidade e que envolve contributos quer das autarquias locais quer dos artesãos e industriais. O Brinquedo Tradicional Português é uma das logomarcas do Município de Valongo. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, os brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde, não deixam ninguém indiferente”.

A futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português terá trabalho ao vivo permanente, um núcleo de indústrias criativas ligadas ao brinquedo didático de madeira e serviços educativos.

Inspirado nas formas geométricas, o espaço incluirá também uma galeria, bem como uma sala multiusos com 50 lugares. A envolvente será adaptada para encontros de colecionadores, workshops, arranjo de peças, atividades de dinamização através da ação das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais. Serão recriados ambientes oficinais associados ao brinquedo de chapa e plástico e será incluído espólio museológico inusual.

As candidaturas podem ser apresentadas até 19 de novembro e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato prazo é de 540 dias e o critério de adjudicação é o custo.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/145875108

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.